BLOG

Você sabe como atua uma empresa de videomonitoramento inteligente?

Seguindo as recentes tendências de tecnologia, o videomonitoramento inteligente está em uma das principais soluções oferecidas ao mercado de segurança patrimonial. Empresas de diversos segmentos, como indústrias, varejo, escritórios, depósitos e obras podem se beneficiar com este sistema. Entender como as empresas especializadas em monitoramento funcionam é um recurso interessante para que você possa descobrir como esse tipo de solução ajuda o seu negócio. Acompanhe os detalhes neste artigo.

Como funcionam os sistemas automatizados de monitoramento

Os sistemas de monitoramento inteligente funcionam captando imagem e som dos ambientes monitorados e enviando os dados para um software analítico, que interpreta as informações em busca de ameaças. O sistema detecta automaticamente as ocorrências ou não conformidades que possam surgir, tais como: invasão de perímetro, atitudes suspeitas, abandono de objetos, tentativas de furto e diversos outros comportamentos fora do padrão.

Quando isso acontece, o próprio software emite um alerta para a equipe de monitoramento, que pode acompanhar a ocorrência e avaliar qual ação deve ser tomada. Essa otimização é essencial para que as equipes envolvidas na segurança possam ter tempo hábil para a tomada de decisão e inibição da ocorrência.

Com este sistema, a sua empresa pode ter maior agilidade nas ações pelas equipes de segurança, a redução na dependência da ação humana, prevenção de ocorrências, redução dos custos e diminuição do risco de corrupção interna. Em seguida, veja as características das empresas prestadoras deste serviço que você deve analisar. Entenda:

Saiba que etapas compõem o serviço de videomonitoramento inteligente

Saiba quais etapas compõem o serviço de videomonitoramento inteligente

Central de Monitoramento Remoto

Uma empresa de monitoramento inteligente age a partir da sua central, onde destaca equipes para monitorar os ambientes de uma empresa, loja de varejo ou qualquer ambiente do seu negócio de forma otimizada e inteligente, permitindo observar os eventos detectados pelo software analítico a distância. Para que isso funcione, as empresas contam com sistemas de monitoramento automatizados ligados a sensores e câmeras.

Isso exige também uma equipe especializada para realizar esse tipo de operação, pois é necessário que os operadores apresentem treinamento especializado para a gestão de eventos de risco. Geralmente, cada operador fica responsável por monitorar um conjunto de telas e atuam em regime de troca de turnos, sempre com auxílio de um supervisor.

Para oferecer este tipo de análise, a empresa prestadora do serviço investe em estrutura física, que possibilita a atividade da central (telas, monitores, salas protegidas, etc), e em insumos tecnológicos e planos de redundância para qualquer pane elétrica ou falha humana.

Monitorar Imagens x Monitorar eventos

Não adianta muita coisa registrar imagens dos ambientes da sua empresa que não tem função analítica. Esse é o conceito do monitoramento de imagens, que possibilita apenas ações reativas. Esta medida é bastante comum em ambientes monitorados por sistemas analógicos e que não possuem analíticos de vídeo. Isso gera a necessidade de observação constante das telas de monitoramento em busca de qualquer situação fora da conformidade, deixando a atividade dos operadores bastante cansativa e, por vezes, improdutiva e ineficaz.

Já a tecnologia de análise de vídeo inteligente quebra esse modelo de monitoramento e traz o foco na detecção de eventos. Agora, situações específicas são priorizadas no momento da análise, ao invés da observação ininterrupta e cansativa. Apenas quando o alerta é gerado na central, os operadores entram em ação para averiguar a imagem.

Os serviços de videomonitoramento inteligente têm impacto direto na redução de custos

Os serviços de videomonitoramento inteligente têm impacto direto na redução de custos

 Plano de Ação para Cada ocorrência

O trabalho eficaz de vigilância por videomonitoramento não acaba quando uma ocorrência é detectada. Afinal, do que adianta ver o que acontece em seu negócio mas não conseguir solucionar da maneira correta?

Para garantir a proteção completa de um local, o ideal é tratar as situações necessárias após observar sua existência. Para que isso ocorra, sua empresa deve montar, junto a prestadora de serviço de monitoramento um plano de ações padrão a ser tomado após a identificação de cada evento específicoNeste outro artigo do blog, explicamos detalhadamente o passo a passo para realizar o tratamento de uma ocorrência em nossa central de monitoramento.

 Armazenamento de imagens

Uma empresa de monitoramento inteligente tende a ofertar algum serviço de nuvem (própria ou terceirizada) para armazenar as imagens dos eventos do cliente. Isso é bastante interessante, pois pode isentar sua empresa de investimentos em data centers próprios em sua sede, já que todo o trabalho para tratar e armazenar os dados é garantido pela empresa de monitoramento.

Geralmente, dados de imagem ficam disponíveis no servidor por cerca de 30 dias, podendo ser recuperados para averiguações necessários dentro deste período.

  Manutenção de Equipamentos de CFTV

Também costumam fazer parte do contrato com a empresa de monitoramento serviços referentes à manutenção preventiva dos equipamentos do circuito de vídeo. Sistemas proativos up/down são capazes de identificar automaticamente se um dos aparelhos ficar fora do ar e gerar um alerta para a equipe técnica.

Assim, o monitoramento corretivo dos equipamentos garante o funcionamento otimizado de todo o circuito e evita imprevistos e surpresas. Imagine, por exemplo, buscar uma imagem específica no banco de dados e descobrir que ela não existe, pois uma das câmeras apresentou falha técnica no momento que precisava estar gravando.

Ao evitar problemas como esse, o monitoramento por vídeo inteligente é mantido em sua máxima eficácia, proporcionando o tratamento proativo de todos os eventos.

monitor-1307227_640

Acompanhamento de Indicadores

Graças a toda estrutura fornecida pela prestadora, seu negócio obtém não apenas tratamentos para situações de risco que venham ocorrer, mas também tem acesso a diversos relatórios que permitem o acompanhamento da segurança em sua organização.

Sites ou aplicativos são disponibilizados para consulta em tempo integral, garantindo conferência de que o serviço está sendo devidamente cumprido. Com isso, a é possível monitorar as atividades na sua planta de forma prática através de smartphones e tablets, excluindo a constante presença humana para fiscalização do local. 

Prevenção e ação

Ainda é comum ver empresas colocarem apenas um segurança olhando para telas de videomonitoramento, ou no caso de indústrias e obras por exemplo, não controlar se seus funcionários ao menos usam EPIs. A adoção de medidas para garantir segurança precisa ser feita com cautela e estudo, e conhecer como atua um dos principais prestadores de serviço é fundamental para ter o controle sobre seu investimento.

Com isso, é possível reduzir custos, já que sua empresa não vai precisar de uma grande equipe de monitoramento; aproveitar o legado existente, considerando que a tecnologia analítica será apenas acrescida aos equipamentos que já são usados; aumentar a eficiência a partir da adequação à normas e fiscalizações, além de traçar planos de ação específicos para cada ocorrência com dados precisos para uma atuação proativa.