BLOG

ARTIGO: User Experience e Tecnologia Disruptiva

Por Eloisa Devito*

E aí, como anda sua experiência com tecnologia?

As novidades tecnológicas mudam todo dia, mas quem não sabe disso?

Na última década, a tecnologia evoluiu tornando possível a facilidade da comunicação, permitindo interações multidimensionais. Essa evolução irá continuar moldando como nos conectamos e nos socializamos com as pessoas, criando e experimentando coisas digitalmente juntos, mesmo estando distantes.

O mundo nunca foi tão conectado quanto é hoje, o número de usuários online dobrou nos últimos 7 anos, são incríveis 3,2 bilhões de pessoas conectadas no mundo, em 2020 49% da população mundial estará conectada. Esse rápido crescimento trouxe mudanças em como consumimos, vivemos, jogamos e trabalhamos.

Hoje as pessoas priorizam experiências ao invés de coisas, buscando praticidade. As marcas estão se tornando cada vez mais autênticas, adaptadas e imersivas, tudo ligado a experiencia que o usuário tem (User Experience)  no momento do uso das tecnologias disponíveis. Quem nunca segurou um controle de vídeo conferência nas mãos e se perguntou: e agora? Pare pra pensar, qual foi a última vez que você leu um manual?

A sociedade hoje passa pela 4ª revolução industrial, essa atual revolução é caracterizada pela fusão dos meios físicos, digitais e biológicos, através das mais diferentes áreas como robótica, internet das coisas e inteligência artificial. Todas essas mudanças beneficiaram o consumidor e aumentaram a facilidade e o acesso ao mundo digital permitindo ouvir música, pedir um táxi ou comida, jogar videogame, assistir um filme e interagir com outras pessoas em qualquer lugar e a qualquer hora.

"Fabricantes que se preocupam com o cliente, voltam seus olhos a entregar produtos cada vez mais plug and play, com conexões via USB, menos controles, menos botões"

“Fabricantes que se preocupam com o cliente, voltam seus olhos a entregar produtos cada vez mais plug and play, com conexões via USB, menos controles, menos botões”

Fabricantes que se preocupam com o cliente, voltam seus olhos a entregar produtos cada vez mais plug and play, com conexões via USB, menos controles, menos botões, tudo isso com alta qualidade embarcada, e valores acessíveis a todos os perfis de empresas.

O mercado passou por uma revolução quando falamos usabilidade x investimento. As empresas mudaram seu foco, a diferença não é só entregar para seus clientes internos alta tecnologia, mas sim tecnologia sem mito, onde basta entrar numa sala de reunião plugar um USB e sair usando. Aliás, falando em salas de reuniões, este é outro tema quem vem sendo desmistificado. Cada vez menos encontramos grandes espaços dedicados apenas para esse tema, e vemos cada vez huddle rooms, espaços colaborativos multifuncionais que estão surgindo nas empresas e sendo super bem absorvidos na cultura do usuário.

Outra mudança clara é a função das áreas de TI dentro corporações. Elas estão cada vez mais sendo utilizadas para sua real finalidade, apresentar a empresa as novidades do mercado, implantar o que tem aderência com a cultura da companhia, e não dispender a maior parte do seu tempo dando suporte para tecnologias que deveriam ser fáceis de usar. Com essa visão, o ROI tem se tornado cada vez rápido e viável.

Já está bem claro que a tecnologia veio para facilitar nossa tão corrida vida diária e não dificultar.  Os clientes exigem cada vez mais facilidade e simplicidade no uso diário, e posso garantir que estamos preparados para isso! E você, está?

*Eloisa Devito é Channel and Distributor Manager na Logitech VC.