BLOG

Sistemas de Tecnologia de Segurança: adquirir ou contratar como serviço?

adquirir-cameras-ou-contratar-como-serviço
Empresas de todos os portes precisam planejar minuciosamente cada um dos seus gastos, e na hora de contratar alguns tipos de serviços, elas se veem no dilema de escolher entre qualidade ou baixo custo. Contudo, quando se trata do investimento em segurança, optar por um sistema moderno e completo nem sempre significa ter que gastar mais. Para isso, é preciso entender como escolher como contratar a melhor solução para o seu negócio.

Nesse post, você vai ver quais pontos deve considerar para saber se é mais vantajoso para a sua empresa adquirir um sistema de tecnologia de segurança próprio ou contratá-lo como serviço:

Qual é a disponibilidade de caixa para investir em um sistema de tecnologia de segurança?

A primeira a questão, e uma das mais importantes, é pensar em quanto você pode gastar para ter um sistema de tecnologia de segurança. Ao optar pela aquisição, será necessário investir, no mínimo, na infraestrutura do local, na compra de equipamentos, tais como câmeras de videomonitoramento, storages e servidores, além de montar uma equipe capacitada para o controle interno do sistema. A pergunta a se fazer é se a sua empresa está disposta a adquirir passivos nesse momento.

Por outro lado, a contratação de tecnologia de segurança as a service representa um investimento inicial menor da empresa, já que ela pagará apenas pelo serviço. Por contrato, o fornecedor é responsável por montar a infraestrutura necessária, disponibilizar os equipamentos em regime de locação (caso o cliente não possua os equipamentos próprios) e os profissionais terceirizados para cuidar do monitoramento, além de ser encarregado pela manutenção.

Quanto tempo você pretende manter o sistema de monitoramento?

O tempo de uso também é um fator determinante na hora de escolher o melhor tipo de contratação do seu sistema de tecnologia de segurança. Quem acha que investir em equipamentos próprios significa maior economia a longo prazo, deve lembrar que todas as soluções que envolvem tecnologia tornam-se obsoletas em pouco tempo. Assim, hoje, aquele equipamento moderno, de última geração, pode estar ultrapassado amanhã. A vantagem do modelo as a service é que no contrato deste tipo de serviço já está previsto o aprimoramento tecnológico. Ou seja, assim que surgem novas atualizações de software ou hardware, o fornecedor pode realizar o upgrade do sistema.

Qual é a infraestrutura disponível para implementação dos sistemas de tecnologia de segurança?

A sua empresa possui estrutura física para abrigar uma central de monitoramento? É possível contratar equipe de segurança própria? É essencial ter as respostas para essas perguntas antes de optar pelo tipo de contratação de tecnologia de segurança. Ao investir em material e sistemas próprios, é preciso ter espaço físico dentro da empresa para abrigar os servidores e os profissionais que serão responsáveis pelo monitoramento.

Mas, quando você dá preferência à solução como serviço, a empresa contratada pode oferecer até mesmo uma central de monitoramento remota, que não ocupará nenhum espaço em seu negócio, além de tornar o monitoramento mais seguro. Além disso, se houver a necessidade de mudança física ou até o crescimento significativo da empresa, o modelo as a service tem mais flexibilidade e se adapta à qualquer infraestrutura.

Com todas essas considerações em mente, agora você pode refletir sobre o melhor custo-benefício para sua empresa: adquirindo ou contratando como serviço. Se você ainda tem dúvidas sobre qual o melhor cenário para sua instituição, converse com um dos nossos especialistas. A Avantia é referência em tecnologia de segurança e podemos oferecer a solução que a sua empresa precisa.