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ARTIGO: Sistema de Áudio com Comunicações Unificadas

Artigo por Fernanda Gereto*

Seja em uma apresentação, um show, um pronunciamento do presidente ou em uma reunião, o áudio é importantíssimo para que possamos passar uma mensagem de forma clara e objetiva sem ruídos ou interrupções.

Mas o que é um áudio extraordinário? O conceito de áudio perfeito é muito subjetivo, e depende da expectativa pessoal em relação às conexões e ao que se pretende comunicar. Vamos começar entendendo como o áudio e as comunicações unificadas podem nos ajudar a ter conexões simplificadas e sem esforço.

Hoje temos a tecnologia na ponta dos dedos, mas nem sempre foi assim, percorremos um longo caminho e evoluímos da ligação analógica às redes sobre IP. Por volta de 1950, a única maneira de nos comunicarmos era com telefonia analógica onde apenas duas pessoas em pontos distintos participavam dessa ligação, já o conceito de videoconferência começou a ficar popular por volta da década de 70 e tiveram que evoluir muito para se tornar o que representa hoje, com tantas opções de hardware e softwares disponíveis. Também foi na década de 70 que começaram os estudos para o VoIP (Voice over IP).

A digitalização de sinais é uma das tecnologias mais utilizadas na atualidade, com aplicação em muitas áreas aumentando consideravelmente as possibilidades de armazenamento, transmissão, processamento, entre outros recursos. Com tanta tecnologia disponível atualmente, o papel da comunicação unificada se torna fundamental, mas primeiro precisamos entender o conceito para então entender a importância das soluções de áudio no nosso dia a dia.

A Comunicação Unificada, ou UC, ajuda as empresas a se comunicarem de forma mais eficiente, assertiva e em tempo real. Na verdade, a UC não é um produto, mas sim um conjunto de soluções que permitem uma interação entre usuários de forma unificada e consistente.

"A Comunicação Unificada é um conjunto de soluções que permitem uma interação entre usuários de forma unificada e consistente"

“A Comunicação Unificada é um conjunto de soluções que permitem uma interação entre usuários de forma unificada e consistente”

Um exemplo dessas soluções são o VoIP, web conferência, áudioconferênciavideoconferência, etc. No mundo dos negócios há uma preocupação constante para melhorar a forma em que seus colaboradores e clientes se comunicam. Seja presencialmente ou remotamente, o áudio é fundamental para uma comunicação cada vez mais clara, precisa e rápida.

Uma boa comunicação é crucial para uma organização ter um bom relacionamento entre os associados e clientes, facilitando a definição rápida de soluções e sucesso dos projetos. Estima-se que cerca de 75% da eficiência em uma reunião é atribuída ao áudio, porém isso só acontece quando o áudio no ambiente (acústica) ou o áudio transmitido através de alguma plataforma é de ótima qualidade. O que vemos, normalmente é o oposto: salas com acústica ruim e equipamentos de áudio e vídeo superestimados, com isso essa porcentagem cai bruscamente e as conexões viram um problema que afeta toda a empresa.

Isso nos faz pensar novamente no conceito de áudio extraordinário. Infelizmente a grande maioria dos empresários não entendem a justificativa em investir em tecnologias de ponta para suas empresas e acabam vivenciando aborrecimentos com a falha na comunicação. Cerca de 25% das reclamações durante uma reunião são atribuídas ao áudio quando se tenta usar a tecnologia disponível no momento. Esse número é muito alto quando pensamos em todas as situações negativas que podemos vivenciar nesses ambientes, como iluminação, qualidade de vídeo , conforto, climatização, automação, etc.

Quem nunca teve problemas para iniciar um áudio ou videoconferência porque o áudio não estava sendo transmitido? Quem nunca precisou solicitar para os participantes falassem mais alto ou repetissem a fala porque o microfone não estava captando o áudio com qualidade? As soluções corporativas de Sistemas Integrados tratam o ruído do ambiente antes de transmitir o áudio para as soluções de conferência, ou seja, o áudio é muito mais nítido aumentando a inteligibilidade da fala. Em síntese, investir em soluções de áudio que facilitam a conexão e a conectividade resulta em reuniões com qualidade, rendimento e a produtividade para todos.

*Fernanda Gereto é Especialista de Desenvolvimento de Mercado na Shure do Brasil, com sólida experiência em treinamentos técnicos, desenvolvimento de negócios corporativos e educacionais. Engenheira da computação e especialista em sistemas AV, Fernanda une sua experiência em rede e programação às soluções de áudio com e sem fio para aplicações em ambientes corporativos. – Contato: gereto_fernanda@shure.com