BLOG

Reconhecimento facial: uma alternativa de combate ao crime

Todos os dias, vemos a preocupação com a segurança pública aumentar. Não são poucos os casos de assaltos, roubos, furtos e demais delitos em diferentes cidades brasileiras que assustam moradores e afugentam turistas. Dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em 2018 mostram que para 38% dos brasileiros, a segurança pública é o principal problema do Brasil. Outro dado mostra que somente em 2015, a criminalidade custou R$ 285 bilhões ao País, de acordo com o Relatório de Conjuntura do Governo Federal do último ano, denominado “Custos Econômicos da Criminalidade no Brasil”.

Em paralelo a este cenário, a tecnologia se faz cada vez mais presente no cotidiano, e na segurança não podia ser diferente. Para auxiliar o trabalho das autoridades e da Polícia, alguns estados e municípios viram uma alternativa para inibir e tratar ações criminosas.

Uma das soluções que está sendo usada na prevenção de ocorrências é o Reconhecimento Facial. Utilizando as câmeras de monitoramento, um sistema de inteligência artificial é aplicado para detectar criminosos já registrados, placas de veículos roubados, aglomerações e atos de violência.

A capacidade de identificar um indivíduo em meio a multidão por câmeras com reconhecimento facial tem sido uma grande ferramenta para segurança pública

A capacidade de identificar um indivíduo em meio a multidão por câmeras com reconhecimento facial tem sido uma grande ferramenta para segurança pública

Inteligência artificial no exterior

Fora do País, o uso de Inteligência artificial na solução de crimes já é comum. A China tem uma rede de vigilância com mais de 170 milhões de câmeras que consegue identificar uma pessoa em questão de minutos. Com auxílio de um sistema de inteligência artificial, um fugitivo da polícia foi identificado e preso no meio de 60 mil pessoas que acompanhavam um show.

Além de ser capaz de localizar criminosos, esse sistema pode identificar pessoas que cometem atos imprudentes. O resultado disso é que a pessoa pode receber uma multa em casa dias depois e, se não pagá-la, terá problemas com a lei e correrá o risco de ter sua pontuação rebaixada no sistema de crédito social.

Uma pessoa com pontuação baixa nesse sistema vai encontrar dificuldades para alugar um carro, viajar de avião ou trem e obter financiamentos, por exemplo.

Tecnologia conhecida em outros carnavais

No Brasil, a tecnologia de reconhecimento facial está cada vez mais presente em estratégias de segurança – e isso não teve início agora. Em 2018, a popular festa de Carnaval da capital pernambucana foi monitorada com o uso de inteligência artificial pela primeira vez. A Secretaria de Defesa Social (SDS) do Estado, em parceria com a Avantia, utilizou analíticos de vídeo no circuito de câmeras que monitora a folia de momo em Olinda e no Galo da Madrugada. No total, cerca de 40 câmeras operaram conectadas com o software ao longo de todo o carnaval.

No carnaval de recife, até cenas de violência podem ser detectadas pelos analíticos, que diferenciam aglomerações comuns dos foliões

No carnaval de Recife, até cenas de violência puderam ser detectadas pelos analíticos, que diferenciam-se de aglomerações comuns dos foliões

O sistema é programado para entender o cenário e em tempo real, gerar um alerta ao operador da central de monitoramento no caso de identificação de situação de violência naquela cena. A inteligência artificial consegue detectar – com 80 a 90% de assertividade – empurrões agressivos, socos, chutes e brigas no geral. Dessa maneira, a Polícia Militar pode ser acionada imediatamente para solucionar as confusões que surgirem e proteger os cidadãos. CEO da Avantia, Silvio Aragão explica que o sistema foi treinado com uma base de imagens extensa e isso possibilita o reconhecimento mais rápido de brigas e atos de violência.

Embora a análise avançada seja mais cara, a eficiência e a economia a longo prazo resultam do investimento. A tecnologia analítica de vídeo melhorou drasticamente e continuará a evoluir para fornecer aos usuários finais informações e ferramentas valiosas para aumentar a lucratividade.

Quer saber como aplicar esta tecnologia dentro da sua empresa? Entre em contato conosco.