BLOG

Muito conteúdo sobre segurança no Security Talks Recife

Auditório cheio para o Security Talks Recife

Estamos bastante orgulhosos em trazer para Recife o Security Talk em Recife. Depois de realizarmos uma edição em novembro de 2016 em São Paulo, agora foi a vez dos profissionais de segurança do capital pernambucana passarem uma manhã inteiro com nós da Avantia e convidados conversando sobre segurança. Acreditamos que foi uma grande oportunidade de aprendizado e trocas para todos os envolvidos.

O evento ocorreu no dia 28 de março, no Hotel Radisson, trazendo conteúdos exclusivos e relevantes para mais de 100 gestores de segurança e tecnologia de diversas empresas, tanto públicas como privadas. Planejamos uma manhã inteira de imersão em diferentes cases e temas para proporcionar aos convidados diferentes visões para os desafios antigos e melhor preparação para questões futuras. Além disso, também abordamos temas de grande importância não só para profissionais de segurança, como também para os da área de TI.

Para isso, convidamos 7 palestrantes, que conversaram sobre assuntos como análise de riscos, analíticos em vídeo e áudio, planos de segurança, internet das coisas e até cybersecurity.

 

Temas do Security Talks Recife 2017

Se você não foi ao evento, ou foi e gostaria de relembrar, fizemos abaixo um resumo sobre as palestras, conferindo em detalhes tudo o que o público pôde aproveitar durante o encontro:

Análise de Riscos para Reduzir Custos

Romero Meneses falando sobre análise de riscos em plantas monitoradas

Iniciamos a manhã com Romero Meneses, Diretor de Projetos de Segurança da Avantia, debatendo sobre a importância de analisar pontos críticos para a redução de custos. Romero  falou sobre análise de riscos em plantas corporativas.

Ele mostrou várias situações recorrentes que geram riscos para as corporações e o que fazer diante delas. Além disso, também deu várias dicas sobre o posicionamento de câmeras na planta.

Case de Outsourcing de Videomonitoramento

José Carnaúba falando sobre outsourcing de videomonitoramento

José Carnaúba, Consultor em Segurança Empresarial, deu sequência ao encontro falando sobre os desafios para fazer o outsourcing de videomonitoramento. Ele trouxe os obstáculos e resistências que precisou vencer quando implantou o projeto na Gerdau, tais como questões estruturais e até mesmo demissão de pessoal.

Hoje, 14 fábricas da Gerdau possuem Monitoramento Terceirizado (outsourcing) e a companhia já registra um grande ganho em economia graças à concretização do projeto.

O futuro com Analíticos de Áudio

_MG_9143_2048x1365

 

 

Em seguida, subiu ao palco Ivo Frazão, Gerente de Produto da Startup Áudio Alerta e vencedor do prêmio Cisco de Inovação Urbana. Ivo falou sobre o avanço e o futuro dos analíticos de áudio e sobre os avanços dessa tecnologia em comparação aos analíticos de vídeo.

Ele mostrou como tecnologias a exemplo do deep learning permitem que o computador identifique a maioria das palavras, podendo, assim, usar a voz para autenticação (controle de acesso) e até para identificar intenção de crime, caso o ladrão verbalize isso. Também mostrou analíticos de áudio sendo usados para identificar eventos.

 

Os desafios de Segurança de um Complexo Portuário

_MG_9188_2048x1365

Explicando questões mais técnicas, o Gestor de Segurança do Porto de Suape, Osvaldo Morais, também marcou presença na Security Talks. Ele falou sobre os desafios de gerir a segurança de um complexo portuário, como a imensidão da planta, diversas fábricas no local, carga e descarga de toneladas de produtos e como a tecnologia pode ajudar a superar esses desafios.

“É preciso ter tecnologias de monitoramento para atender requisitos da Receita Federal e do ISPS Code, protocolo internacional de segurança para portos.”, explica Osvaldo.

 

Revolucionando o videomonitoramento

_MG_9274_2048x1365

Contamos também com a presença do Silvio Aragão, Diretor Executivo da Avantia, que falou sobre tecnologias que prometem transformar a forma como utilizamos o videomonitoramento. Assuntos como Robótica, Internet das Coisas, Big Data, Drones, Inteligência Artificial e Wearables (tecnologias “vestíveis”) estiveram na pauta sobre os cenários futuros da Tecnologia da Segurança. Isso tudo somado ao modo como empresas e a própria população reagem a toda essa evolução tecnológica.

 

Debate: Cybersecurity e a segurança patrimonial

_MG_9309_2048x1365

Para finalizar a manhã, contamos com um debate entre Fernando Araújo, Gerente de TI, e Evandro Hora, CEO da Tempest. A conversa foi mediada por Raoni Franco e tratou sobre o paradoxo entre o desenvolvimento de novas tecnologias de segurança patrimonial e os riscos gerados por estar tudo “hiperconectado”.

Os temas giraram em torno de fabricação de tecnologias IOT (Internet das Coisas) e a segurança por trás desses dispositivos. Casos foram comentados, a exemplo de uma invasão de hackers ao sistema que controlava o acesso de um hotel no Alpes Austríacos. Também, o vírus Mirai, que infectou mais de 600 milhões de dispositivos de IOT, sendo a grande maioria câmeras.

Considerando isso tudo, o trabalho em conjunto entre o Gestor de TI e o Gestor de Segurança, bem como as novas preocupações desses cargos nas empresas foram bastante abordados durante a conversa.

 

Público satisfeito e dever cumprido

Finalizamos deixando aqui registrada mais uma vez a nossa satisfação em conseguir projetar essa iniciativa e ver os vários feedbacks positivos dos participantes em terem integrado essa manhã bastante produtiva conosco. Mais de  70% do público avaliou que o evento “Superou expectativas” e deixou alguns depoimentos como estes:

“Excelente evento! Ótimo formato e o conteúdo muito relevante para os presentes.”
Danilo Lopes – Secretaria de Educação de PE

“Extremamente importante a preocupação e disponibilidade para expor tantos temas de segurança e TI”
Jorge Cavani – Fedex

“Evento muito bem organizado! Aguardando os próximos.”
Edinaldo Pereira Junior – Real Hospital Português

 

Próxima edição em São Paulo

Graças à essa experiência bastante positiva, já estamos nos organizando para o próximo Security Talks!

Desta vez, o evento voltará a ocorrer em São Paulo, no mês de outubro de 2017. Em breve, divulgaremos mais detalhes sobre data, local e palestrantes. Acompanhe nossas notícias para mais informações.