BLOG

Instalei meu sistema de segurança. E agora?

Obter um sistema de segurança em sua empresa já representa uma grande vantagem em relação a boa parte dos seus concorrentes. Atualmente, muitos não compreendem a importância vital de realizar análise de riscos e planos de segurança para sua planta, perdendo, assim, grandes quantias em bens materiais, além de perdas intangíveis com a integridade física e emocional dos colaboradores.

Se você tem consciência desse valor e já instalou algum sistema de segurança em sua empresa, parabéns. Você já está um passo à frente!

O diferencial agora é ter em mente que o processo não acaba aqui. Neste artigo, mostramos dicas sobre as próximas ações a tomar após a implementação de estratégias para a proteção do seu negócio.

Com o monitoramento inteligente, o analítico aplicado às câmeras auxiliam o trabalho de gestão da segurança

Com o monitoramento inteligente, o analítico aplicado às câmeras auxiliam o trabalho de gestão da segurança

Como obter um retorno positivo do seu investimento

Para manter o ROI (Retorno de Investimento) do seu sistema de segurança sempre positivo, alguns critérios devem ser observados periodicamente para checar se está havendo maior taxa de lucros ou perdas nesse projeto.

O ideal é que seus gastos mensais, semestrais e anuais com projetos de segurança não ultrapassem o equivalente a perdas com danos patrimoniais (tais como furtos, roubos e depredações). Caso contrário, sua estratégia não está funcionando da maneira correta.

Personalize seu plano de segurança

As justificativas para esse cenário podem ser várias. É possível que as técnicas e equipamentos adotados pela sua equipe de segurança não sejam adequadas para os tipos de risco aos quais sua empresa está sujeita.

É comum ficar insatisfeito ao optar por tecnologias de última geração e, ainda assim, ver que ocorrências de risco são frequentes e permanecem sem tratamento adequado. O problema aqui pode estar nas necessidades específicas da sua planta, que não foram previamente estudadas através de uma análise de riscos.

Às vezes, soluções menos robustas e direcionadas seriam mais eficazes para o tipo de eventualidades presentes em seu negócio. O segredo, nesse caso, são as particularidades de cada ramo de atuação, localização geográfica, tipo de produtos e serviços ofertados pela companhia, tipos de clientes, entre outros detalhes que possibilitam delimitar o plano de ações ideal.

camera de segurança

Adote estratégias convenientes

Existem variáveis intangíveis que fazem parte do cálculo do ROI e que, apesar de não poderem ser quantificadas, representam um peso enorme no desempenho do seu projeto. Desde estabilidade emocional até imagem midiática associada à sua marca são fatores que interferem no retorno financeiro do seu plano de segurança.

Além de levar em conta tais fatores para assegurar que a opção escolhida foi a ideal, pense também nas pessoas que irão colocá-la em prática. Ergonomia e facilidade são critérios essenciais para garantir que sua estratégia será realmente executada e, mais importante ainda, executada da maneira correta.

Seus funcionários conhecem as ferramentas escolhidas para a proteção patrimonial? Elas são e fácil acesso para a equipe? Seus membros sabem utilizá-la de forma eficiente ou irão simplesmente abandoná-la a longo prazo por ser muito complexa/cansativa ou por exigir grande esforço físico ou técnico?

Considere esses detalhes ao concretizar seu sistema de segurança. Caso contrário, além de todos os bens que você planejava proteger ficarem desprotegidos, seu investimento em equipamentos e softwares terá sido completamente desperdiçado com uma tática que não é posta em prática, gerando um duplo prejuízo.

Primeiros passos para manter seu sistema de segurança eficaz

É possível realizar a compra dos equipamentos e softwares, trabalhando com Data Center e monitoramento dentro da sua própria empresa, ou contratar esse serviço (ou parte dele) através de terceirização. Independente da solução que você optar, esteja atento para questões que podem influenciar fortemente nos resultados trazidos pelo seu sistema.

A atividade de segurança patrimonial é um trabalho contínuo e exige acompanhamento através de relatórios e atualizações. Por isso, lembre-se de focar nos pontos a seguir:

Analisar e gerir a segurança faz total diferença na garantia do ROI

Analisar e gerir os sistemas de segurança faz total diferença na garantia do ROI

Manutenção

Todo tipo de aparelho (câmeras, sensores, DVRs, enter outros) necessita manutenção preventiva periodicamente para checar possíveis falhas ou mesmo corrigir avarias significativas.

Caso você alugue esses aparelhos, é provável que a prestadora ofereça o serviço de manutenção e até atualização de alguns itens quando necessários. Se você trabalha com materiais próprios, escolha marcas conhecidas no mercado e cujo suporte técnico seja fácil de contatar em situações assim.

Além do desgaste natural que tais peças sofrem ao longo do tempo, existe um detalhe crítico que, infelizmente, ocorre frequentemente em diversas empresas: câmeras desligadas no momento em que você precisa. Há grandes consequências negativas em investir em câmeras que não fornecem imagens de um evento de risco pelo fato de que estavam fora do ar naquele momento.

Pensando nisso, é interessante considerar o uso de sistemas up/down, responsáveis por checar se todos os equipamentos estão em perfeito funcionamento em tempo integral e ainda gerar alertas automáticos para a equipe quando há uma desconformidade.

múltiplas-câmeras-de-segurança

Cultura de Segurança

Por fim, um dos maiores pontos diferenciais para focar será o fator humano. Assegure que sua equipe compreende a necessidade de todas essas estratégias e comece a desenvolver uma cultura de segurança.

Caso necessário, crie treinamentos internos com os colaboradores para que aprendam detalhadamente como funciona o sistema escolhido e mostre também as consequências negativas de não pôr as medidas de segurança em prática. Isso auxilia a sanar possíveis dúvidas e barreiras que impediriam seus funcionários de utilizarem corretamente as ferramentas necessárias.

É importante, ainda, reconhecer quando ações positivas são realizadas, pois elas garantem o ideal funcionamento da sua estratégia.

Também, se certifique de que todos os membros, sem exceção, estão cientes das medidas padrão, afinal, segurança é uma preocupação que diz respeito a todos que fazem parte do seu negócio. Ao contrário do que muitos podem pensar, esse assunto não deve ficar restrito a profissionais de segurança e tecnologia por terem uma maior expertise.