BLOG

Como a Avantia pode ajudar a diminuir atrasos com inteligência artificial

Uma das coisas que tentamos ao máximo evitar em um estabelecimento comercial ou em uma viagem de férias, são longas filas que atrasam nossas atividades. Seja em um supermercado, farmácia e até nos aeroportos, elas tomam o tempo das pessoas e podem até manchar a imagem da empresa. No caso dos aeroportos, o tempo de permanência elevado na pista pode gerar um efeito dominó e muitos transtornos aos viajantes e às companhias aéreas.

Mas a tecnologia, mais uma vez, é uma grande aliada na entrega de serviços do dia a dia e também no período de recesso. Com o auxílio de um sistema inteligente de videomonitoramento, é possível auxiliar empresas a facilitar a vida das pessoas, gerando menos atrasos para o cliente final e para o gestor.

Veja a seguir as funcionalidades do sistema inteligente utilizado pela Avantia para ajudar a evitar atrasos:

aeroporto

LEIA TAMBÉM: Entenda como aproveitar seu legado de câmeras e reduza custos com segurança

Como funciona o analítico inteligente

O vídeo inteligente tem um funcionamento muito simples de se entender. Com base no mapeamento da área e da rotina a ser monitorada, as câmeras são conectadas a um sistema capaz de codificar o vídeo em busca de ações incomuns no ambiente. A cada vez que um evento inesperado ocorre, um alerta é emitido automaticamente para a equipe de monitoramento.

Dependendo das suas necessidades de segurança, os vídeos inteligentes possuem tecnologias que os permitem atuar de maneira autônoma e eficaz quando uma situação anormal acontece. Por exemplo: se existe uma área na sua empresa onde só pode haver um número limitado de funcionários, você pode optar por softwares que fazem a contagem de pessoas e emitem um alerta toda vez que os limites forem ultrapassados.

Quais são os benefícios do vídeo inteligente?

Quando comparados aos sistemas tradicionais de monitoramento, os vídeos inteligentes oferecem inúmeros benefícios. Em primeiro lugar, eles têm um melhor custo-benefício já que podem ser contratados como serviço, precisam de uma equipe menor de profissionais capacitados e têm necessidades reduzidas de armazenamento. Além disso, o videomonitoramento inteligente ajuda a impulsionar o mercado de cidades inteligentes no Brasil. A inovação permite a antecipação de problemas, ajudando em decisões prévias.

É possível inserir dados registrados pelo sistema de inteligência artificial em uma plataforma de Big Data, cruzando informações e extraindo dados para análise de comportamentos e padrões.

Monitoramento de fluxo de pessoas e veículos

Com essa introdução, você já deve ter entendido como a Avantia pode ajudar a diminuir atrasos com inteligência artificial. O aprendizado do fluxo de pessoas ou veículos por meio de um sistema inteligente possibilita este monitoramento assertivo, permitindo a antecipação de ações que evitam aglomerações em filas, por exemplo.

Em um drive-thru, o analítico identifica o tempo que os carros ficam aguardando em cada procedimento. Se leva mais que o tempo estipulado para não engarrafar o circuito, um alerta é enviado à central de monitoramento após a detecção inteligente da câmera. Assim, o gestor pode tomar uma atitude imediata para reparar o problema.

Sistema de inteligência artificial identifica placas e permite a gestão de segurança completa

Sistema de inteligência artificial identifica placas e permite a gestão de segurança completa

Menos atrasos em aeroportos

Outra usabilidade do sistema inteligente é para evitar atrasos em aeroportos. De acordo com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a mitigação de atrasos envolve, entre outros fatores, o controle do tráfego aéreo e uma maior eficiência na organização dos pousos e decolagens.

Além disso, o instituto aponta a necessidade de um sequenciamento mais inteligente de chegadas consecutivas tanto no que se refere à operação planejada, quanto à operação realizada. Neste caso, um sistema inteligente permite a identificação da aeronave e identifica quando ela passou mais tempo que o programado na chegada à pista, gerando um alerta específico e permitindo a tomada de ações imediatas.

Considerando que a capacidade dos aeroportos não é fixa – já que oscila em função de situações climáticas, como, por exemplo, em situação de nevoeiro ou chuva – a diminuição dos atrasos por congestionamentos depende, portanto, de inúmeros fatores. Mas contar com a inteligência artificial para monitorar este processo pode dar maior controle do fluxo aéreo, diminuindo atrasos.

entenda-o-funcionamento-do-video-inteligente-e-seus-resultados-post

Identifique eventos e reduza custos

A inteligência artificial, concebida para reproduzir o pensamento humano, já é uma ferramenta conhecida há mais de 60 anos, mas apenas recentemente ela passou a ter meios de ter sua própria metodologia, tendo desenvolvido visão computacional, análise e síntese da voz entre outros.

Quais analíticos de vídeo posso usar no meu negócio?

Com seu avanço, ela segue sendo um auxílio para implantar ambientes mais produtivos e monitorados, tanto para segurança como mapear tendências e comportamentos. Atendendo diferentes segmentos, a Avantia pode te ajudar a diminuir atrasos de entrega, de produção e chegadas usando inteligência artificial.

Os analíticos identificam eventos e padrões nas imagens monitoradas, otimizando processos e reduzindo custos operacionais. Conheça mais das nossas soluções e saiba qual a melhor solução para melhor atender seus clientes.