BLOG

Como um bom controle de acesso traz vantagens à indústria

Post-Controle-de-Acesso-Indústria

Em uma indústria, o fluxo de pessoas costuma ser intenso. Além de colaboradores de produção, gestão e escritório, é comum que visitantes, representantes de outras empresas e até mesmo funcionários terceirizados (especialmente na distribuição) acessem as dependências do local todos os dias.

O controle de acesso se encaixa aqui neste contexto por se traduzir em um sistema que habilita ou impede que todas essas pessoas entrem ou deixem qualquer local da sua empresa, desde uma sala em particular até toda a extensão da sua planta. Nessas áreas, condutas pré-determinadas são exigidas para manter a ordem e a segurança, tanto de quem trabalha quanto de quem controla a segurança e fluxo de pessoas, como recepcionistas e vigias.

A fim de auxiliar os profissionais que controlam acesso, os equipamentos para controle de acesso garantem a segurança necessária para toda a planta. Acompanhe este post e entenda como essa garantia ocorre e veja outras vantagens.

 

 

Personalização para cada funcionário

Em uma indústria com diversos ambientes, é essencial determinar acessos diferentes para colaboradores de cada setor. Além da simples liberação para entrada inicial na fábrica, é importante atentar para horários definidos e situações específicas de cada ambiente, que normalmente variam para cada equipe e podem ser facilmente delimitadas automaticamente pelos sistemas eletrônicos.

Com isso, a celeridade é mais um ponto positivo, pois procedimentos burocráticos e manuais requerem vários passos e, até mesmo, autorização pessoal de um funcionário encarregado ou gestor. Pelo uso de cartões, impressões digitais ou escaneamento de íris, a identidade daquele colaborador em particular é conferida e o processo ocorre de forma rápida e segura.

 

Áreas Restritas na industria

Além das particularidades de acesso para cada equipe, existem locais críticos que merecem proteção extra e que não podem ser acessados por todo o quadro de funcionários ou visitantes. Falhas na segurança desses ambientes podem representar riscos potenciais para toda a operação da indústria, o que transparece a importância de isolar corretamente tais territórios.

Salas com maquinaria pesada ou de alta precisão, almoxarifados com produtos nocivos e salas de controladoria são alguns exemplos de áreas que requerem maior atenção. Através do acesso eletrônico, todas elas tem sua integridade preservada através da entrada específica de pessoas devidamente autorizadas.

 

Controle de visitantes

Os equipamentos de controles de acesso já permitem que os visitantes sejam cadastrados na hora em que chegam à indústria, deixando armazenadas no sistema informações essenciais para sua localização posterior, como nome, endereço e números dos documentos de identificação, além de uma foto que pode ser retirada na hora.

Para isso, os crachás devem ser mantidos com o visitante durante toda a sua permanência dentro da indústria e depositados na urna coletora quando saírem, que realiza a baixa automaticamente no sistema e garante que ninguém permaneça no local sem que a equipe da recepção saiba. Com esse equipamento, você tem a segurança de que essa pessoa apenas circulará pelas áreas comuns da indústria e só terá acesso a locais restritos se for liberada pelo sistema de controle de acesso.

 

Controle de horário de trabalho

Em adição a todas as vantagens relacionadas à segurança da sua fábrica, a gestão de pessoas também é otimizada devido ao uso dos sistemas de acesso, como o controle do horário de trabalho e o comparecimento. Associar os sistemas de entrada permite ao RH ou Departamento Pessoal ter acesso a indicadores de presença. Esses dados podem ser úteis inclusive em processos trabalhistas.

Dados sobre frequência dos funcionários podem ser adquiridos de forma mais rápida e fácil com uso dessa tecnologia. Além de tornar o processo mais eficiente e menos sujeito e falha humana, é possível economizar volumes substanciais de recursos financeiros ao excluir fatores que causariam erros e necessitariam de dupla checagem para averiguar se cada colaborador realmente esteve presente na unidade em determinado dia ou horário.

 

Disponibilidade do sistema

Ao contrário do controle de acesso totalmente humano, o sistema com tecnologia estará ativo em tempo integral, se assim for configurado, fornecendo gestão de acessos durante 24 horas por dia ininterruptamente. Assim, a cobertura completa de entradas e saídas é garantida e pode ser checada a qualquer momento.

É possível, ainda, realizar o controle de acessos remotamente através das tecnologias atuais de portarias eletrônicas. Além de todas as vantagens já explanadas acima, a redução de custos com contratação de funcionários é um dos benefícios mais expressivos da implantação do sistema de liberação a distância. Confira todos os detalhes da solução neste outro post.

 

Quer fazer um estudo sobre tecnologias de controle de acesso? Contate a  Avantia e conheça os serviços e equipamentos que oferecemos para deixar sua indústria cada dia mais segura.