BLOG

Como a tecnologia facilita a gestão de segurança

camera-avantia

 

Atualmente, as questões relacionadas à gestão de segurança têm atraído interesse de empresas dos setores público e privado obrigadas a se adequar à legislação brasileira, que pune severamente toda e qualquer instituição envolvida em casos de corrupção. Além das questões que dizem respeito ao cumprimento da lei, as empresas que adotam gestões de riscos mais maduras apresentam também maior crescimento em receita.

Consequentemente, isto está diretamente ligado ao crescimento da área de gestão de segurança corporativa e ao surgimento de sistemas e tecnologias cada vez mais modernos e capazes de oferecer soluções realmente eficientes nesse segmento.

Ficou interessado pelo assunto? Então, veja aqui como a tecnologia facilita a gestão de segurança e saiba como estar um passo à frente da sua concorrência ao investir em sistemas modernos de monitoramento.

Ajuda na prevenção de situações de risco

A gestão de segurança corporativa pode ser dividida em três principais atividades: na segurança patrimonial, pessoal e da informação. Para cada uma delas, a tecnologia pode ser grande aliada e atuar na prevenção de incidentes e situações de risco, ao identificar ações anormais automaticamente. Sensores e análise inteligente de vídeo são algumas das tecnologias que podem auxiliar a atividade de monitoramento. Identificados, os eventos podem ser tratados muitas vezes antes de criar situações que possam gerar algum dano para a empresa.

Equipamentos de monitoramento de alto nível, como câmeras inteligentes e produtos para o controle de acesso permitem um trabalho mais objetivo e eficaz. Dessa forma, é possível monitorar diferentes áreas de uma empresa, evitar a ação de criminosos, garantir que os profissionais estejam agindo de acordo com as normas empregadas, armazenar material que sirva de evidência posterior, ou acionar alarmes automatizados, por exemplo.

Oferece eficácia operacional

Ao investir em sistemas de tecnologia de segurança com equipamentos inteligentes, a empresa poderá demandar um número menor de profissionais dedicados a esse setor e, consequentemente, poderá focar seus esforços em outras áreas estratégicas que tragam maior lucratividade direta.

Além disso, ao diminuir o número de funcionários adotando tecnologias como as câmeras inteligentes, sistemas de controle de acesso ou sensores, que possuem autonomia para tratar determinados eventos e acionar alertas em casos que fujam da rotina, diminui-se também o risco de falhas humanas e chances de erro que podem colocar em risco a integridade da empresa.

O número de câmeras e e a necessidade de áreas monitoradas está sempre crescendo. Com isso, ou o operador de videomonitoramento fica sobrecarregado, ou é necessário contratar mais pessoas para função. As tecnologias modernas permitem que cada vez menos operadores monitorem cada vez mais ambientes, através da atenção pela exceção: o sistema detecta um evento diferente e então chama a atenção do operador para que ele confirme se é uma ocorrência ou não.

Permite realizar o monitoramento remoto

Os sistemas sobre IP e as tecnologias inteligentes de segurança juntas permitem que o monitoramento seja feito remotamente e de maneira eficaz. Assim, é possível tanto observar as imagens fornecidas por esses sistemas de qualquer computador ou dispositivo móvel pré­-configurado, como permitir que uma equipe terceirizada acompanhe a rotina da empresa e se responsabilize por tratar os eventos de risco. Dessa forma, a gestão de ocorrência não precisa necessariamente de pessoas in loco para tomar as primeiras ações.

Se você ficou interessado em saber mais sobre tecnologias de segurança toda a vantagem competitiva oferecida pelas tecnologias inteligentes, conheça os produtos da Avantia, que é uma das referências no setor de engenharia, tecnologia e segurança no Brasil! Entre em contato com a gente, estamos ansiosos para atender você.