BLOG

Analíticos de vídeo para universidade: a sua já usa?

Instituições de ensino superior enfrentam diariamente o desafio de manter a proteção de todos que ali circulam. São centenas de alunos, professores e visitantes, que contam com um ambiente seguro e confortável para prática acadêmica.  Entretanto, problemas de segurança são recorrentes em campi universitários, que necessitam ter um modelo de segurança eficiente.

Segundo estudos, um dos modelos mais indicados para segurança neste ambiente é o comunitário, o qual pode identificar questões de crime no campus e as relações como o medo e percepção de risco. Para isso, é essencial a participação da comunidade universitária na elaboração e execução dos planos de segurança como forma de garantir que sejam dadas respostas às demandas dos usuários, aliando assim, a tecnologia.

Diante disso, a solução de analíticos de vídeo para universidade passa a receber mais espaço como uma solução eficaz para monitorar os diferentes ambientes e fornecer um modelo preventivo de segurança. Confira no artigo a seguir como a inteligência artificial pode ser grande aliada no programa de proteção em universidades.

Os riscos presentes em uma universidade são diferentes de escolas, e um diagnóstico de segurança precisa ser feito antes da implantação de um sistema.

Os riscos presentes em uma universidade são diferentes de escolas, e um diagnóstico de segurança precisa ser feito antes da implantação de um sistema.

Como posso utilizar a tecnologia na minha instituição?

Com a estratégia de análise inteligente e vídeo, alertas são gerados automaticamente nas telas da central de monitoramento para que os operadores tomem as medidas cabíveis. Assim, eventos de risco não passam despercebidos e seu tratamento é imediato, evitando desfechos graves. É importante lembrar que esse modelo de vigilância funciona tanto para instituições com central própria ou com monitoramento terceirizado.

A seguir, listamos os principais analíticos de vídeo que podem ser associados ao sistema de câmeras da sua universidade e explicamos as vantagens de cada um deles para o seu plano de segurança.

Cruzamento de linha e monitoramento de perímetro

Gera um alerta automático caso alguém ultrapasse uma linha demarcada eletronicamente, o que pode indicar uma tentativa de invasão por suspeitos pulando um muro, por exemplo. Ainda detecta o perímetro de determinada área, como as extremidades de um galpão.

LPR e liberação de acessos no estacionamento

O analítico de LPR é responsável por realizar a leitura de placas de carros e gerar listas com os respectivos horários de entrada e saída, sendo uma ótima opção para autorizar acessos aos estacionamentos dos câmpus. Caso você utilize também um software para gestão de estacionamento associado com cancelas eletrônicas, é possível criar listas específicas dos veículos de professores e funcionários para que tenham acesso imediato, sem precisar passar por um triagem de visitantes. Também é possível restringir os horários em que os portões ficarão abertos, impedindo a entrada de veículos após o término das aulas.

As universidades brasileiras estão preparadas para monitorar quem entra e sai de suas dependências?

As universidades brasileiras estão preparadas para monitorar quem entra e sai de suas dependências?

Abuso de permanência

Esse analítico também pode ser implementado nos estacionamentos da universidade para detectar pessoas que fiquem paradas por longos períodos de tempo no local, podendo indicar que estão à espreita, vigiando alguém ou algum veículo. As equipes de segurança recebem um alerta imediato e já ficam a postos para qualquer situação de risco.

Objeto retirado e objeto abandonado

Locais onde a tecnologia para detectar objeto retirado é bastante aplicada são bibliotecas e laboratórios, a fim de monitorar e prevenir possíveis furtos. Já o analítico de objeto abandonado é aplicável em corredores e pátios para identificar quando alguém deixa algo em determinado local (bolsas ou caixas, por exemplo), podendo indicar algum ataque por uso de explosivos.

Detecção de aglomeração

Por último, este é o analítico de vídeo para universidade que detecta automaticamente aglomerações que possam indicar brigas ou confusões acontecendo no câmpus. Mais uma vez, a a detecção imediata confere às equipes responsáveis vantagem no tempo de resposta, podendo evitar situações perigosas.

Quem já utiliza na prática analíticos de vídeo para universidade?

A Avantia implantou um sistema de videomonitoramento em 3 dos 11 câmpus de uma das maiores universidades do Brasil para prover maior segurança aos que frequentam a instituição diariamente. O contrato firmado inclui o fornecimento de tecnologias para monitoramento eletrônico, instalação, configuração e treinamento da equipe da universidade.

O diferencial do projeto está no uso de programas para leitura de placas no estacionamento universitário, além de outros tipos de analíticos posicionados em diferentes localidades dos câmpus. O objetivo é realizar a vigilância preventiva em ambientes como corredores, pátios, ginásios esportivos e pontos de ônibus, além de integrar as imagens ao software de gestão utilizado pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

Deseja implementar analíticos de vídeo para universidade na sua instituição de ensino? A Avantia é referência nacional em projetos de videomonitoramento com uso de sistemas de vigilância inteligente. Entre em contato com a nossa equipe e solicite um projeto que atenda às suas necessidades.